Skip to main content

Por dois meses consecutivos, o setor de transporte contrata mais funcionários do que demite, segundo dados do Ministério do Trabalho. O segmento rodoviário lidera na criação de vagas, com 2.873 novas vagas superiores às demissões só no mês de março. Já considerando todos os modais (ferroviário, rodoviário, aquaviário e aéreo), o número de contratações sobre as demissões está positivo em 684 vagas.

Segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte), esses números indicam que as demissões estão desacelerando, o que também já sinaliza uma reação da economia. Porém, a entidade demonstra preocupação com a entrada em vigor a partir de julho deste da reoneração da folha de pagamento que provocará aumento da carga tributária no setor.

Queda na atividade de transporte desacelera

Outro dado positivo é a desaceleração da queda na demanda de serviços de transportes medido pelo IBGE, o que demonstra a retomada na atividade industrial e do agronegócio, consequentemente, na melhora da busca por fretes. Porém, a CNT avalia que os resultados não são ainda de retomada do transporte de forma consistente.

Fonte: Guia do TRC