Skip to main content

 Mais de 34 mil profissionais emitiram o documento no período.

O sistema eletrônico para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) foi iniciado em 16 de maio de 2016 com o objetivo de tornar e emissão documento mais ágil e confiável.

A Decore é utilizada por profissionais liberais e empresários para a comprovação de renda junto a instituições do sistema financeiro. Para o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, “a emissão da Decore, após a implantação do sistema, está mais controlada, pois temos a capacidade de filtrar quais são os profissionais que emitem maiores quantidades da Decore e com valores mais relevantes em tempo real”, afirma.

O sistema também exige a certificação digital. “Com certificação, os documentos que são anexados no momento da emissão, juntamente com a Comunicação de Não Ocorrência de Operações ao Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) que é feita para a Receita Federal, os profissionais estão reavaliando e ponderando mais criteriosamente antes da emissão das Decores”, avalia Nóbrega.

Em janeiro deste ano, a vice-presidência de Fiscalização, Ética de Disciplina divulgou o numero de Comunicação feita ao Coaf. O total de Declaração foi de 150.184 mil, 20.97% maior que 2016. Na avaliação do vice-presidente, o serviço oferecido é ágil e qualidade.

O CFC elaborou um manual, disponível no site da entidade, com orientações detalhadas sobre o novo sistema que explica todos os passos necessários para a emissão da Decore. “Após um ano com o sistema no ar, conseguimos conscientizar um pouco mais os profissionais sobre a importância da emissão, obtendo um resultado efetivo com o trabalho da fiscalização e um retorno positivo para a sociedade de forma mais fidedigna”, finaliza Luiz Fernando.

Fonte: Fenacon