Skip to main content

Recebeu uma correspondência, em sua residência, com intimação para regularização de dados cadastrais na Receita Federal em qualquer endereço diferente de idg.receita.fazenda.gov.br? É golpe. De acordo com a Receita, apesar de conter seu logotipo e nome, a mensagem não tem nenhuma relação com ela.

O golpe está sendo realizado por via postal, e não por e-mail, como tem sido mais comum. Quando o endereço eletrônico é acessado, pede dados bancários. A Receita Federal adverte, no entanto, que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão: idg.receita.fazenda.gov.br. Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.

Veja carta enviada em golpe:

Veja carta enviada em golpeFoto: Divulgação

Além do endereço virtual oficial, a Receita realiza serviços através dos Centros de Atendimento ao Contribuinte em suas unidades. Veja aqui.

Quando os dados são necessários

No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

(Fonte: Extra)