Declaração Única de Exportação (DU-E) já é utilizada em quase todas as formas de exportação

  • Declaração Única de Exportação (DU-E) já é utilizada em quase todas as formas de exportação

    Disponibilizada nova versão do Manual de Exportação via Portal.

    Com o desenvolvimento de novas funcionalidades, o exportador já pode utilizar o Portal Siscomex e a Declaração Única de Exportação (DU-E) para a quase totalidade das exportações.

    O novo processo de exportação via Portal Siscomex segue a passos largos, sendo oferecidas as funcionalidades necessárias para o processo de exportação de forma geral.

    Com a ampliação do uso da DU-E para os casos de exportações sujeitas à anuência administrativa, drawback, despacho a posteriori, saída ficta e despacho fora do recinto, somente algumas operações estão ainda impossibilitadas de uso da DU-E.

    Manual Aduaneiro de Exportação via Portal Único de Comércio Exterior também foi atualizado e sua nova versão oferece orientação sobre todas as funcionalidades do Portal Siscomex utilizadas pelos intervenientes nas operações de exportação por meio de DU-E. Além de descrição e comentários, há um passo a passo, com cópias de telas, para cada uma dessas funcionalidades, inclusive para as novas, que entram em produção neste final de fevereiro.

    Conheça as novas funcionalidades e orientações:

    Manual de Exportação via Portal Único (público) – site da RFB

    Envie suas críticas e sugestões para a equipe gestora do e-Manual enviando e-mail para:

    mandesp_exp@receita.fazenda.gov.br

    Acesse as demais notícias sobre o Projeto Manuais Aduaneiros aqui.

    (Fonte: Receita Federal)