Skip to main content

SEST SENAT promove ação nacional para caminhoneiros

O SEST SENAT realiza, na Semana Mundial da Saúde, uma grande ação de atendimento gratuito aos caminhoneiros do Brasil. De 7 a 12 de abril, equipes das Unidades Operacionais estarão em mais de 70 pontos de concentração desses profissionais – como postos de combustíveis, terminais de cargas e centros de distribuição. Serão realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna e orientação sobre a boa postura corporal. Também haverá informações sobre alimentação saudável e os riscos do uso de álcool e drogas.

Com o tema “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”, a iniciativa proporciona a esses trabalhadores, tão essenciais para o país, um momento de cuidado com a saúde e melhoria da qualidade vida.

“O SEST SENAT é o grande aliado do caminhoneiro. Os serviços que prestamos estão diretamente ligados às necessidades desses profissionais. Sabemos da dificuldade que eles têm de pararem e cuidarem da saúde. Por isso, estamos levando os atendimentos até eles. Um trabalhador feliz, saudável e consciente contribui para evitar acidentes de trânsito e aumentar a produtividade do setor”, afirma o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, reforça que essa iniciativa demonstra, na prática, que a saúde do trabalhador do transporte é uma das prioridades da instituição. “Nossas unidades em todo o Brasil oferecem atendimentos gratuitos de saúde nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição para os trabalhadores e seus familiares. Além disso, realizam atividades de educação para a saúde e promovem projetos de esporte e lazer”.

Nos locais da ação, serão realizadas ainda avalições veiculares de caminhões – dentro do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pelo SEST SENAT, com o apoio da CNT. O programa verifica se as emissões de poluentes estão de acordo com as normas ambientais e orienta os motoristas sobre a necessidade da manutenção preventiva. Também estão previstas ações socioeducativas do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes, com as vans que estão percorrendo o país levando orientações sobre saúde e trânsito seguro aos trabalhadores do transporte.

Confira os locais dos atendimentos gratuitos aos caminhoneiros no site do SEST SENAT.

(Fonte: Setcesp)