Despoluir SETRANS integra o Programa da Cetesb para emissão de RMO

  • Despoluir SETRANS integra o Programa da Cetesb para emissão de RMO

    Resultado de imagem para Despoluir SETRANS integra o Programa da Cetesb para emissão de RMO

    O Despoluir do SETRANS/Fetcesp participa do Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O objetivo é buscar a melhoria da qualidade do ar através de um trabalho de conscientização das empresas e motoristas para a redução do nível de emissão de poluentes atmosféricos e a diminuição do volume de veículos desregulados em circulação no estado de São Paulo.

    Tal parceria ainda permite que o Despoluir emita o Relatório de Medição de Opacidade (RMO) para a empresa autuada pela Cetesb que comprovar a realização de reparo do veículo para níveis aceitáveis de emissão de poluentes. Com o documento é possível obter 70% de desconto no valor da multa, no caso de primeira atuação em 12 meses. O valor da multa da Cetesb é de R$. 1.591,80, e no caso de reincidência o valor dobra.

    O RMO também pode ser utilizado para comprovar conformidade dos veículos em programas de gestão ambiental de frotas.

    Mais informações sobre o Despoluir SETRANS no telefone (11) 4330-4800; e-mail despoluir@setrans.com.br

    Processo

    O novo serviço está sendo possível graças ao acordo firmado, recentemente, entre a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp) com a Cetesb, conforme explica a assessora técnica da Fetcesp, Sandra Caravieri. “As unidades móveis do Despoluir da Fetcesp, que inclui o SETRANS, passaram por rigorosa auditoria com aprovação nos processos de medição de opacidade em junho último”, informa.

    Além do SETRANS, estão vinculadas a Fetcesp as unidades móveis sediadas em São Paulo (Fetcesp), Campinas (Sindicamp), Ribeirão Preto (Sindetrans) e Sorocaba (Setcarso).

    Vantagens

    Reconhecido nacionalmente, o Despoluir é um projeto gratuito para as empresas de transporte, e busca reduzir as emissões de poluentes atmosféricos, promovendo a melhoria de qualidade do ar e economia de combustível.

    Além de emitir o RMO em São Paulo, o Despoluir oferece as seguintes vantagens:

    – Garantir o atendimento aos limites das emissões veiculares;

    – Obter parâmetros para se avaliar as condições do motor e eficiência do programa de manutenção preventiva dos veículos;

    – Reduzir gastos com manutenção corretiva da frota;

    – Promover a economia de combustível;

    – Aumentar a vida útil do veículo;

    – Evitar multas;

    – Obter certificações no âmbito de Gestão Ambiental;

    – Reduzir os gastos públicos com o tratamento de doenças relacionadas a poluição atmosférica;

    – Reduzir os impactos ambientais relacionados a emissão de gases de efeito estufa, tóxicos, principalmente em relação ao aquecimento global;

    – Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das gerações futuras, construindo uma sólida consciência ambiental.

    (Fonte: Setrans)