Skip to main content

O contribuinte pode consultar a restituição do Imposto de Renda pelo telefone, site ou aplicativo.

Resultado de imagem para IR 2019: Consulta ao 5º lote de restituição começa nesta terça-feira

A Receita Federal deve abrir nesta terça-feira, 8, a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2019. O pagamento do quinto lote será feito no dia 15, na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

A restituição será paga à quem enviou as declarações do Imposto de Renda nos primeiros dias do prazo de entrega, sem pendências, e não fez retificações.

Consulta de Restituição

O contribuinte pode consultar se teve a declaração liberada das seguintes formas:

  • Acessar o site da Receita;
  • Ligar para o Receitafone, no número 146;
  • Entrar pelo Aplicativo de Pessoa Física;

Pelo site, é preciso preencher o CPF, data de nascimento e o ano da declaração que desejar consultar.

Já pelo aplicativo, é possível que o contribuinte consulte e receba um aviso quando a restituição do Imposto de Renda da pessoa física for liberada.

Vale lembrar que o valor da restituição do IR é corrigido pela Selic, mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.

Malha Fina

A consulta também está disponível para quem caiu na malha fina em anos anteriores, de 2008 a 2018, e neste ano regularizou a situação.

Cronograma de Pagamento IR

Os lotes são pagos de acordo com a data de envio do documento. Confira as datas de pagamento dos próximos lotes de restituição do IR 2019:

LoteData de pagamento
5º lote15 de outubro
6º lote18 de novembro
7º lote16 de dezembro

Caso o contribuinte tenha direito à restituição, mas não localizar o valor creditado, deve contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

(Fonte: Portal Contábeis)