Skip to main content

O transporte rodoviário de cargas, como todos sabem, foi declarado atividade essencial. Isso significa que nenhum obstáculo deve e pode ser criado ao seu pleno desenvolvimento, dentre eles a livre obtenção de Autorização Especial de Trânsito.

Em razão disso, podemos afirmar que, quase 100% dos órgãos (DNIT e DERS) PERMANECEM CONCEDENDO AET para os veículos e transporte de cargas que dependem desse documento.

Alguns desses órgãos, cabe destacar, ATÉ CRIARAM FACILIDADES E SIMPLIFICARAM O PROCESSO DE CONCESSAO DE AETS, COM DESTAQUE PARA A AGETO, DO ESTADO DE TOCANTINS E SEINFRA, NO ESTADO DA BAHIA.

Outros como a AGESUL do Mato Grosso do Sul e o SINFRA do Mato Grosso simplesmente abdicaram, por falta de estrutura de exigir AET.

Apesar disso a gente sabe que mais de 90% das empresas e principalmente dos transportadores autônomos apresentam alguma dificuldade para obtenção de AET, seja em órgãos com sistemas digitalizados, mas principalmente naqueles em que todo o processo precisa ser feito AINDA no papel, como no DER-RJ, DAER-RS e outros.

Por essa razão o site GUIADOTRC e a ESCOLA DE TRANSPORTES, em parceria com a CENTRAL DE AETS estão monitorando a situação e permanecem a disposição de TODOS OS TRANSPORTADORES para oferecer toda a informação necessária para obtenção desse documento.

Além disso, em caráter excepcional, enquanto durarem as medidas restritivas de combate a pandemia do Coronavírus, a CENTRAL DE AETS, REDUZIRÁ O PREÇO DO SERVICO DE OBTENÇÃO DE AETS DE R$ 120 PARA R$ 70,00, FORA AS TAXAS E TARIFAS COBRADAS PELOS ORGÃOS RODOVIÁRIOS.
PARA MAIS INFORMAÇÕES LIGUE OU MANDE UMA MENSAGEM ATRAVÉS DO TELEFONE: 11-999905265

Fonte: Redação do Guia do TRC