Skip to main content

WhatsApp Image 2020 09 21 at 09.09.54

Foco da ação é conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância dos cuidados individual e coletivo para um trânsito mais seguro e mostrar que os coletivos são tão seguros como outros locais públicos

O trânsito é formado por pessoas que se deslocam de diversas formas. E para que isso flua bem, é preciso ser consciente e se colocar no lugar do outro, respeitando as leis e os protocolos e fazendo cada um a sua parte. Agora, em meio à pandemia do novo coronavírus, esse cuidado aumentou e se estende, também, para dentro dos coletivos.

Para reforçar que o envolvimento de toda a população é fundamental, o SEST SENAT realiza, de 21 a 25 de setembro, uma grande mobilização durante a Semana Nacional do Trânsito. O tema central da ação é “Nunca foi tão importante cuidar do coletivo”. O objetivo é conscientizar motoristas, cobradores e passageiros sobre a importância dos cuidados individual e coletivo tanto dentro como fora dos ônibus em prol de um trânsito mais seguro.

Esses são cuidados que, naturalmente, repercutirão, também, na saúde de quem usa o transporte público. Por isso, durante toda a semana, profissionais do SEST SENAT estarão presentes em mais de cem locais, como terminais de passageiros, pátios e garagens de empresas, para passar orientações de autoprevenção da covid-19 e oferecer atendimentos de saúde gratuitos nas especialidades de odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia.

Com a ação, o SEST SENAT quer alertar a todos sobre a necessidade de os protocolos de saúde serem seguidos também dentro dos ônibus e sobre como isso pode contribuir para um trânsito melhor. Nos materiais da campanha, estão orientações a respeito da obrigatoriedade do uso de máscara dentro dos coletivos e da importância de manter as janelas abertas; evitar conversar nos ônibus; higienizar sempre as mãos; e negociar, sempre que possível, os períodos de trabalho para fugir dos horários de pico.

“O transporte público de passageiros é um dos segmentos mais afetados pela crise, mas, mesmo assim, não parou. Continuou transportando os trabalhadores das atividades que também não podiam parar. As empresas investiram em segurança sanitária, com higienização frequente, disponibilização de álcool em gel e outras tecnologias para dar segurança ao passageiro. Andar de ônibus é seguro sim. O risco de contágio é o mesmo que o de ir a um supermercado e depende, principalmente, de cada um. Assim, com essa campanha, queremos informar a população de maneira correta e deixar a mensagem de que todos nós somos responsáveis pelas seguranças individual e coletiva no trânsito”, destaca o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

Estudo recente divulgado pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) concluiu que não há indicação de que o aumento do número de passageiros transportados tenha relação com o acréscimo do número de casos da covid-19 no país. O estudo foi feito a partir da análise de dados do número de passageiros em 15 sistemas de transportes públicos urbanos por ônibus, no Brasil, que correspondem a 171 municípios, e da ocorrência de casos da covid-19 confirmados nessas cidades.

(Fonte: NTC Logística)