O valor recebido do BEm deve ser declarado no IRPF 2021

  • O valor recebido do BEm deve ser declarado no IRPF 2021

    INFORMATIVO DP Nº 95  – Março/2021

    O valor recebido do BEm deve ser declarado no IRRF 2021

    Os empregados com rendimento anual superior a R$ 28.559,70  que receberam os valores do  governo a título de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), devem declarar os valores recebidos do BEm  como rendimentos tributáveis sendo a fonte pagamento o Ministério da Economia e o CNPJ 00.394.460/0572-59.


    Os valores recebidos a título de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) são considerados rendimentos tributáveis e devem ser declarados como tal na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, informando como fonte pagadora CNPJ nº 00.394.460/0572-59.

    Já a ajuda compensatória mensal paga pelo empregador é isenta e deve ser informada na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, no item 26 – Outros com o CNPJ da fonte pagadora (empregadora). Recomenda-se que seja informado na descrição o texto “Ajuda Compensatória” para identificar a natureza dos valores.

    Para saber quais valores foram pagos como benefício emergencial ou ajuda compensatória, o contribuinte deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível nas principais lojas virtuais para celulares e tablets, ou consultar a sua fonte pagadora (empregador).

    Saiba mais sobre a Carteira de Trabalho Digital em: https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

    Fonte: Receita Federal do Brasil


    PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO
    rh@paulicon.com.br
    (11) 4173-5366