Skip to main content

O preço do etanol disparou em todo país na última semana. Assim, os preços chegaram a superar os 10% de aumento em algumas regiões do país.

O preço do etanol disparou em todo país na última semana. Assim, os preços chegaram a superar os 10% de aumento em algumas regiões do país. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o combustível está ficando mais caro por conta da quebra nas safras da cana-de-açúcar. Com isso, a produção vai diminuir, o que significa preços mais altos para o açúcar e para o etanol.

O presidente do Sindicato dos Combustíveis do Distrito Federal, Paulo Tavares, destaca a seca e o baixo período de chuvas em 2021 como alguns dos principais fatores que impactam na queda da produção da cana-de-açúcar. “As estimativas variam entre 590 e 530 milhões de toneladas de cana, com queda de 15 a 75 milhões de toneladas de cana se comparadas com a safra anterior”, explica.

Além disso, Tavares aponta que as revendedoras aumentaram a gasolina em 0,10 centavos, em razão do aumento do etanol anidro, que fecha em R$ 3,37 desde o último reajuste, realizado na sexta-feira (7). Para ele, o aumento do preço nas bombas vai afetar diretamente o consumidor. “O etanol anidro compõe a gasolina em 27%, ou seja, 1/3 da gasolina comum é etanol anidro. Se este sobe de preço, a gasolina sobe na proporção que ele representa. Hoje, já recebemos gasolina mais cara pelo efeito etanol anidro”, revela.

Fonte: Frota&Cia