Skip to main content

Os TUPs (Terminais de Uso Privado) movimentaram 249,7 milhões de toneladas de cargas nos primeiros quatro meses de 2021. Dessa forma, o número representa crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A movimentação total – portos públicos e privados – foi de 380,4 milhões de toneladas no período, ou seja, um incremento de 9,73%.

De acordo com o presidente da ATP Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa, os TUPs foram responsáveis por 65,62% da movimentação total de cargas no quadrimestre. Além disso, ele destaca a intensa contribuição dos TUPs para a economia nacional, desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

“Apesar da crise imposta pela pandemia, os portos privados não pararam e seguiram apresentando números ascendentes na movimentação de cargas e, assim, contribuindo tanto para o superavit da balança comercial brasileira, como para o recente cenário de recuperação econômica dos últimos meses”, analisa.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram Carga Geral (+18,8%), Contêiner (+16,3%), Granel Líquido e Gasoso (+15%) e Granel Sólido (+5,85%) que se manteve com maior volume total de movimentação, com 139,12 milhões de toneladas

Fonte: Frota&Cia