Portos privados registram 9% de aumento na movimentação de cargas

  • Portos privados registram 9% de aumento na movimentação de cargas

    Os terminais portuários privados chegaram a movimentar 384,3 milhões de toneladas

    A movimentação de cargas nos portos privados registrou aumento de 9% no primeiro semestre do ano com total de 384,3 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados na última quarta (11) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A movimentação total, nos portos públicos e privados, foi de 591,9 milhões de toneladas, representando aumento de 9,4%.

    Os perfis de carga que mais cresceram nos Terminais de Uso Privado (TUP) foram as conteinerizadas, com aumento de 22,9%; carga geral, que cresceu 21,09%; e granel líquido, com mais 12,65%. Esses, seguidos de granel sólido que teve movimentação de 219,4 milhões de toneladas e cresceu 5,05%.

    O presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, considera esse aumento relevante. “Em 2010, os terminais privados eram responsáveis por apenas 10% da movimentação nacional de contêineres. Hoje, 33% da movimentação de contêineres é feita pelos TUPs”, ressaltou.

    Os terminais privados que mais se destacaram no aumento de movimentação foram Portonave, DP World e o Porto Itapoá. O Portonave poderá se tornar, até o fim deste ano, o primeiro a superar a marca de 1 milhão de TEUs movimentados. Os outros dois apresentaram aumento de 14,9% e 9,5% em movimentação, respectivamente.

    Fonte: Frota&Cia