Skip to main content

Informativos Site

EMPRESAS SÃO COBRADAS POR DÉBITOS TRIBUTÁRIOS JÁ PRESCRITOS

Com a função de preservar a estabilidade das relações jurídicas, a prescrição e a decadência são institutos jurídicos dotados de interesse público para evitar que as relações de cobrança se perpetuem no tempo. Ambas acarretam consequências pela inatividade do Fisco durante determinado período de tempo.

No código tributário, a prescrição e a decadência são causas extintivas do crédito tributário (art. 156, CTN), ou seja, o Fisco não pode permanecer inerte pelo tempo que bem entender para então retomar às cobranças de valores devidos a título de tributos.

Fato é que diversas empresas já conhecem a prática voraz do Fisco de cobrar débitos tributários que foram prejudicados pela decadência ou pela prescrição, sendo tal cobrança, portanto, totalmente indevida, não podendo mais executar ou continuar executando os contribuintes.

Por outro lado, alguns Contribuintes ainda não têm conhecimento dessa prática ilegal do Fisco e acabam procedendo com o pagamento de diversos débitos que se quer deveriam constar nos registros da empresa.

Considerando o cenário econômico enfrentado pelas empresas no país, e, vendo diversos débitos em aberto, diversas empresas escolhem realizar o pagamento ou aderir a parcelamentos para quitação de todas as cobranças por parte do Fisco, contudo, esta pode não ser a melhor manobra sob o ponto de vista financeiro, vez que se estaria pagando por cobranças totalmente indevidas.

Recomenda-se, portanto, a consulta à um advogado tributarista para análise dos débitos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, antes de qualquer decisão.

 

(Fonte: Marcio Freire & Advogados)


PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO

Bruno Burkart (OAB/SP 411.617)
E-mail: bruno.juridico@paulicon.com.br
Advogado no escritório Marcio Freire & Advogados
Assessoria Tributária do Grupo Paulicon

Telefone: (11) 4173-5366

Informativos

ABONO SALARIAL – PIS 

Paulicon Contábil8 de março de 2024
Informativos

DET – DOMICILIO ELETRÔNICO TRABALHISTA

Paulicon Contábil4 de março de 2024