DT-E – DOCUMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE

  • DT-E – DOCUMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE

    INFORMATIVO FISCAL N° 95

    DT-E – DOCUMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE

    Caro Cliente,

    Informamos que em 28/09/2021 foi convertido em Lei (Lei nº 14.206/2021) a Medida Provisória nº 1.051/21 que constitui o DT-e – Documento Eletrônico de Transporte.

    O DT-e será mais um documento obrigatório para o transporte de cargas, tendo como objetivos a redução, simplificação e unificação dos cadastros, registros, licenças, autorizações e demais exigências aos transportes em geral, assim como subsidiar melhorias ao setor logístico.

    Quando o veículo passar por um dos quase 800 pontos de coleta de dados a serem instalados nas rodovias, nas estações de transbordo de carga, nas entradas de portos, terminais, hidrovias, ferrovias e aeroportos, será verificada de forma eletrônica se ele possui ou não DT-e válido.

    Uma das principais funções do DT-e será, a otimização da fiscalização eletrônica, unificação das obrigações e documentos de competência da administração pública federal, como os cadastros, prestação de informações pertinentes a ANTT(CIOT, Vale-pedágio, Tabela de Frete Minimo e licenças exigidas para transporte de algumas mercadorias), pagamentos do frete e também o valor dele. Haverá possibilidade de celebração de convênio entre os Estados e Municípios para inclusão dos documentos afim de extinguir documentos físicos desses para prestação de serviço de transporte, devendo a fiscalização ser feita apenas com o DT-e.

    O DT- não será gratuito, ocorrendo assim cobranças de tarifário para emissão pelas entidades emitentes inscritas no Ministério da Infraestrutura, exceto quando for para TAC.

    Serão responsáveis pela geração do DT-e:

    • Embarcador ou;
    • Proprietário da Carga ou;
    • Transportador ou;
    • Tomador ou;
    • Transportador Autônomo ou a esse equiparado;

    O prazo para iniciar a implantação do DT-e esta aguardando o cronograma do Poder Executivo Federal

    Fundamentação Legal: 

    Lei nº 14.206/21

    Obs. Lembramos que a legislação poderá sofrer alterações, devendo ser consultada sempre que necessário.


    PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO

    Telefone: (11) 4173-5366