Skip to main content

Embora o estado tenha registrado aumento este ano, o número do total de crimes do tipo no país vem caindo desde 2017

O Estado de São Paulo tem aumento de 4,71% nos roubos de carga entre janeiro e agosto deste ano quando comparados ao mesmo período de 2020. Nos oito primeiros meses do ano, o total de casos foi 4.131 crimes no estado, sendo 1.909 registrados na capital, o que representa 46,21% das ocorrências. Os dados são da Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Já a região metropolitana, que compreende 39 municípios, respondeu por 1.273 dos roubos e furtos de cargas. Isso representa 30,82% das ocorrências. Os 929 registros restantes correspondem ao interior do estado e representam 22,97% do total.

Entretanto, mesmo com o aumento dos crimes de roubo e furto de cargas no estado de São Paulo, o Brasil vem registrando queda desde 2017. Segundo o assessor de segurança da NTC&Logística, Paulo Roberto de Souza, isso ocorre porque os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, juntos, representam cerca de 80% de crimes do tipo em todo o país, mas intensificaram o combate a essas ocorrências nos últimos anos.

Souza explica que pode parecer contraditório, ainda mais puxados por Rio de Janeiro e São Paulo, porém a base de comparação vem desde 2017, ano considerado o ápice dos crimes relacionados aos roubos de carga no Brasil.

Fonte: Frota&Cia