Skip to main content

sest senat mobilizacao 980x490 1

No ano passado, foram registradas 14.159 ocorrências de roubo de cargas no Brasil, segundo dados da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Apesar de o número representar queda de 23% em relação ao ano anterior, o cenário ainda é preocupante. Além do aspecto financeiro – o prejuízo para as empresas chegou a R$ 1,2 bilhão –, existem os prejuízos psicológicos causados aos motoristas e as perdas de vidas humanas durante as ações criminosas.

Por isso, o SEST SENAT realiza uma grande campanha nacional entre os dias 8 e 12 de novembro para alertar motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e caminhoneiros autônomos sobre a importância do planejamento das rotas para evitar roubo de cargas e também acidentes. Com o tema “Por mais segurança para você e para a sua carga”, a campanha será feita em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura.

Uma gestão de transporte de cargas eficiente garante que empresas e motoristas profissionais pratiquem boas práticas no processo logístico, o que assegura uma imagem de sucesso no mercado e maior segurança em todo o processo. Apesar de as empresas estarem investindo cada vez mais em tecnologias de rastreamento dos veículos e controle de rotas como forma de reduzir o problema, a boa gestão dos motoristas também é fundamental para coibir esse crime.

Dessa forma, o SEST SENAT busca sensibilizar os profissionais do transporte sobre a importância de eles se capacitarem com cursos que auxiliam na gestão do seu trabalho, na análise de riscos do trajeto, no planejamento de percurso e no cuidado com o caminhão.

Os atendimentos serão realizados em locais como pontos de parada, postos de combustíveis e Postos da PRF. Durante a ação, também serão oferecidos atendimentos de saúde nas especialidades de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Fonte: Setcesp