Skip to main content

O índice ABCR referente a novembro de 2021 apresentou avanço de 1,4% no comparativo com outubro, considerando os dados dessazonalizados. O fluxo pedagiado de veículos leves apresentou avanço de 2,1%. O índice de pesados, por sua vez, demonstrou variação de -0,1%. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Além disso, comparado ao mesmo período de 2020, o índice total aumentou 1,3%. Nesse cenário, os veículos leves tiveram avanço de 1,8% e o fluxo de pesados apresentou retração de 0,2%.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 7,1%, fruto do avanço de 7,4% dos veículos pesados e de 7,0% dos veículos leves.

“O resultado positivo de novembro pode ser explicado pelo desempenho do fluxo de veículos leves durante o mês. Neste caso, a diminuição do patamar de incerteza relacionado ao quadro sanitário do País e a retomada das atividades presenciais são os principais fatores que explicam esse movimento.”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria.

Fonte: Frota&Cia