Skip to main content

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou, nesta quinta-feira (20), a resolução que estabelece os pisos mínimos por quilômetro rodado. Dessa forma, seguindo a PNPM-TRC (Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas). De acordo com a agência, a nova resolução, com os valores da tabela, será publicada em breve no Diário Oficial da União.

Segundo a ANTT, após análise das contribuições do processo de participação e controle social, agência priorizou parâmetros mercadológicos baseados no preço do diesel (S10); nos salários dos motoristas (variável utilizada para mensuração do custo de mão de obra); no preço do pneu; e no valor de aquisição do veículo-trator.

O reajuste médio para a carga lotação é de 9,64%. Esses valores variam de acordo com o tipo de carga, quantidade de eixos e se a operação de transporte é caracterizada como alto desempenho. Para os demais parâmetros, a atualização dos valores se dará a partir da aplicação da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 5,856420%.

É estabelecido por lei que a ANTT deverá publicar nova tabela com os coeficientes de pisos mínimos atualizados, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, estando tais valores válidos para o semestre em que a norma for editada.

Fonte: Frota&Cia