Skip to main content

A startup Gasola tem oferecido um serviço que pode ser um importante aliado do meio ambiente e sustentabilidade no transporte de cargas. Trata-se de um cálculo para saber a taxa de emissão de cada veículo em uma frota.

A empresa, que nasceu com o propósito de ajudar transportadoras a terem acesso a melhores negociações no preço do combustível, visando democratizar o acesso à gestão de abastecimento de frota, identificou a necessidade dos seus clientes de realizar o cálculo de emissão de CO2, passando a oferecer o serviço como um de seus diferenciais e levando a preocupação com os aspectos ambientais ainda mais a sério. Afinal, em 2020, foram mais de 115 milhões de toneladas em queimas de combustíveis, de acordo com o SEEG.

Através de uma função no aplicativo do Gasola, os transportadores realizam cálculos que reconhecem a emissão de CO2 de cada veículo de sua frota. Assim, as empresas parceiras possuem uma maneira eficaz, simples e objetiva para cumprir a política de emissão de carbono.

O CEO do Gasola, Ricardo Lerner, explica como funciona este cálculo: “A transportadora realiza o teste de opacidade (esse teste verifica quanto o veículo libera de partículas à medida que acelera) nos veículos e isso gera um coeficiente para cada placa. Esse número é cadastrado no sistema do Gasola. Com o coeficiente de opacidade definido, junto a meta de km/litro cadastrada, a plataforma calcula para cada abastecimento o impacto positivo ou negativo na emissão de CO2.”

Dessa forma, a empresa obtém controle sobre a emissão de carbono de sua frota e consegue definir ações para minimizar os impactos ambientais e economizar combustível. Como o próprio founder da Gasola explica “Monitorar quais placas e quais motoristas estão gerando maior impacto de CO2 é fundamental para implantação de um processo de melhoria contínua.”

Fonte: Frota&Cia