Skip to main content

O volume de fretes rodoviários com origem no Rio Grande do Norte aumentou 62,26% no ano passado em relação ao registrado no ano de 2020. Foi a décima maior alta entre os 27 estados brasileiros. De acordo com dados da 6ª edição do “Relatório FreteBras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, o RN registrou, em 2021, 161.588 fretes na plataforma, ante os 99.581 registrados em 2020.

No Estado, os fretes agropecuários têm representatividade de 87% do total. “Sabemos que isso é justificado pelos fretes de sal marinho, pois as empresas que publicam o produto, o classificam na categoria de agropecuários, em nossa plataforma”, afirma o relatório da companhia. Ano passado, a plataforma registrou, em todo o País, 8 milhões de fretes (12,7% do Produto Interno Brasileiro) e cerca de R$ 63 bilhões distribuídos nas cargas movimentadas. No RN, os fretes movimentaram R$ 1,3 bilhão.
Dentro desse crescimento, deve ser ressaltada a maior utilização da plataforma, em um processo de digitalização do setor. Com mais fretes sendo cadastrados, e um maior número de transações ocorrendo com o uso da tecnologia, o aumento da demanda pode não refletir diretamente um crescimento no volume tradicional de serviços. No entanto, esse recorte também é positivo em todo país.
Fonte: Frota e Cia.