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Ela funcionará para a subida e reduzirá pela metade o tempo de viagem

O Governo do Estado de São Paulo entregou, no último sábado (26), a nova pista de serra da rodovia dos Tamoios (SP 099). A rodovia liga o Litoral Norte ao Vale do Paraíba com seus 22km de extensão. Ela funcionará para a subida e reduzirá pela metade o tempo de viagem. A partir de agora, os motoristas vão percorrer o trajeto em cerca de 16 minutos, com velocidade máxima de 80 km/h.

Inicialmente a pista funcionará em operação assistida, com passagem de veículos entre 6h e 22h (exceto finais de semana e feriados). Levando em consideração toda a tecnologia inédita implantada na via e nos túneis, suas características e a localização geográfica, a ação tem o objetivo de monitorar o funcionamento dos equipamentos para aprimorar a operação viária.

Além da entrega da duplicação do trecho de Serra, também foram abertos ao tráfego outros quatro quilômetros entre a Rodovia dos Tamoios e o entroncamento com a pista ascendente (já existente na rodovia), que contempla os novos Contornos, em Caraguatatuba.

A duplicação beneficia diretamente cerca de 3,3 milhões de habitantes dos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião e de todo o Vale do Paraíba. Tembém significa vantagens de fluidez, conforto e segurança aos mais de 22 milhões de usuários da rodovia por ano.

O novo trecho em serra será dedicado exclusivamente à subida (sentido São José dos Campos), enquanto a serra antiga, que contém duas pistas e acostamento, será utilizada apenas para descida (sentido Litoral).

“Esse trecho da serra representa a entrega da obra de engenharia mais sofisticada, mais cara e mais bem realizada da história rodoviária do Brasil. Há áreas aqui na Serra do Mar onde o homem nunca pisou e continua sem pisar porque a estrutura foi feita com uma tecnologia internacional que evitou qualquer dano ambiental. Esse é um fato único na história”, destacou o governador do Estado, João Doria (PSDB).

A nova pista é um moderno complexo viário, composto de obras de arte, seis viadutos e quatro túneis – sendo um deles com extensão de 5.555 metros, o maior túnel rodoviário do país, que exigiu a escavação de mais de 1,7 milhão de metros cúbicos de rochas.

Fonte: Frota&Cia