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O valor do frete no Brasil continua não acompanhando os sucessivos aumentos no preço do óleo diesel S500 na bomba, de acordo com o Índice FreteBras do Preço do Frete (IFPF). Entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, o custo do transporte por quilômetro rodado por eixo teve um aumento de 1,96%, abaixo da inflação acumulada no período, enquanto o preço do diesel, no mesmo período, subiu 41,48%.

Uma das medidas da plataforma para reduzir o impacto das altas no bolso dos caminhoneiros, foi anunciar que devolverá até R$ 7 milhões aos motoristas que abastecerem em postos de sua rede de parceiros, pagando através da conta digital FreteBras.

De janeiro para fevereiro de 2022, também houve um maior aumento do diesel (+1,69%) em relação ao preço do frete, que ficou praticamente estável (+0,23%).

 

“Foi justamente por causa das altas do valor do diesel que decidimos criar este subsídio de R$ 7 milhões, por meio de uma devolução de 10% sobre o valor do combustível, para caminhoneiros que abastecerem na nossa rede de postos parceiros, além de um desconto extra oferecido pelos postos de 5 a 10 centavos por litro. É uma forma de apoiar os caminhoneiros a manterem um pouco de rentabilidade nos fretes rodoviários”, ressalta Bruno Hacad, diretor de Operações da FreteBras.

Os dados do IFPF mostram que o valor médio do frete por quilômetro por eixo no Brasil é de R$ 1,01, enquanto que o preço do diesel ficou em R$ 5,59. As regiões Sul e Sudeste apresentaram o quilômetro por eixo mais caro em fevereiro (R$ 1,02). Os valores mais baixos foram registrados no Nordeste (R$ 0,99) e Centro-Oeste (R$ 0,97).

Fonte: Frota&Cia