Dispositivo TAG será testado durante um mês; transportadores podem auxiliar no processo instalando o produto voluntariamente.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) iniciou na última terça-feira, 06, os testes com o dispositivo de identificação eletrônica (TAG). A experiência, que vai durar um mês, conta com o auxílio dos transportadores que, voluntariamente, colocarão a TAG em seus caminhões.
A instalação está sendo realizada pelos fornecedores do dispositivo no Ecopátio Cubatão, no litoral de São Paulo. O ponto foi escolhido estrategicamente, já que a região conta com um alto fluxo de veículos que diariamente se deslocam ao Porto de Santos.
Segundo o diretor institucional da Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas (ABTC), Alfredo Peres, a identificação eletrônica dos veículos de carga inscritos no RNTRC possibilitará diversos benefícios nos processos logísticos de transporte terrestre no Brasil.
“A TAG proporcionará informações sobre a movimentação de cargas nas rodovias brasileiras, como a origem e o destino das viagens realizadas e os fretes praticados. Além de reduzir a evasão nas praças de pedágio, otimizar o fluxo e a espera nos portos do Brasil. Os dados também poderão ser utilizados no combate ao roubo de cargas”, explica.
Ainda segundo o executivo, é necessário um aumento no diálogo entre os governos e departamentos, sejam eles, estaduais, municipais ou federais, para que não sejam exigidas medidas com o mesmo propósito aos transportadores. “A TAG é muito boa e trará avanços para o setor, mas a identificação deve ser única e valer em todo o Brasil”, destaca.
O mecanismo contém uma chave eletrônica que será associada à identificação do veículo e do transportador, na base de dados da ANTT. Assim que as antenas coletarem essa chave no registro de passagem, serão verificados os dados do transportador e do veículo. É uma tecnologia baseada na comunicação por radiofrequência, processo similar aos sistemas de arrecadação eletrônica implantados nos pedágios. Nos pontos de registro de passagem, além das antenas, serão instaladas câmeras de leitura eletrônica de caracteres para identificação das placas dos veículos. Tanto a antena como a câmera identificarão os caminhões e registrarão a passagem, indicando local e tempo, e o registro será comparado à base de dados da agência reguladora.
De acordo com a Resolução 4.799/2015 da Antt, que regulamenta a Lei nº 11.442/2007, é obrigatória a identificação eletrônica dos veículos automotores de cargas inscritos no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). A partir de julho, a agência fixará um cronograma para começar a exigir a adequação por parte dos transportadores. O cálculo é que um milhão de veículos irão receber a TAG.
(Fonte: Frota & Cia)