Para entender perfeitamente o funcionamento e as vantagens do simulador híbrido de direção, o ideal é experimentá-lo. Esse equipamento, disponível em 105 Unidades Operacionais do SEST SENAT, reproduz a experiência de dirigir vários tipos de ônibus e caminhões. Mais do que isso, ele faz o aluno vivenciar situações no trânsito, incluindo tráfego intenso, condições meteorológicas e presença de perigos na pista. Desse modo, é possível testar a reação do motorista frente aos desafios.
Perguntamos a três profissionais do transporte o que eles aprenderam com o simulador. O primeiro a falar é o motorista Maurício Bengoshe Borcelli. “Com o equipamento, nós temos contato com situações perigosas, sendo que, na vida real, não podemos errar. Um erro nosso pode acarretar um acidente com vítimas. Então, ali, nós aprendemos a linha de ação no caso de uma situação adversa. Um animal atravessando na sua frente, por exemplo. Se isso acontecer, temos que ter a ação exata para não acontecer um acidente maior”, explica.
O motorista Antônio José Delgado Amaral diz que, na empresa em que trabalha, a máquina ajudou a aprimorar a segurança da operação. “O equipamento coloca situações que não poderiam ser apresentadas de outro jeito. Coloca, por exemplo, a distância de seguimento, que é um ponto primordial, um valor para a empresa. No dia a dia, não tem como ver o que acontece numa batida. Então o operador coloca situações em você vai colidir atrás de outro veículo. Aí você aprende pra valer”, ressalta.
Já o gerente de treinamento Luciano Fontana encontrou um uso diferenciado para o simulador. “Verificamos que cerca de 37% dos acidentes na empresa eram acidentes em manobra. Trabalhamos com o SEST SENAT, procurando ver, dentro do simulador, o que poderia se adequar nesse sentido. E, no período de um ano, trabalhando nessa parceria, conseguimos reduzir para em torno de 23% os acidentes de manobra. Foi bem positivo esse desempenho”, comemora.
Esses três depoimentos ajudam a dar uma ideia das potencialidades do equipamento, mas há muitos outros recursos no software. O simulador é usado em 30 cursos diferentes, incluindo os de direção defensiva e condução econômica. Dados do projeto Escola de Motoristas Profissionais mostram que as simulações com transporte de passageiros e cargas perigosas ajudam a reduzir em 29% a incidência de erros ao volante e em 9% o consumo de combustível.
VOCÊ SABIA?
Entre os alunos capacitados com o simulador:
89,6% afirmam que a ferramenta auxiliou na direção mais segura e eficiente
76,3% acreditam que ficaram mais atentos
52,9% reduziram o consumo de combustível
(Fonte: Fetcesp)