De acordo com relatório da FreteBras a oferta de frete rodoviário no Brasil cresceu 67,50% no primeiro semestre de 2021. A ferramenta de contratação de fretes oferecidos por transportadoras e embarcadores compara os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2020.
Foram apurados 3,44 milhões de operações de frete disponíveis de janeiro a junho de 2021. Seguindo a linha de custo médio por serviço, isso representa R$ 28 bilhões em possíveis operações de frete. São Paulo concentrou o maior volume de ofertas de frete no período com 21,5% de participação do total. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 15,7%, e o Paraná vem em terceiro, com 13,2%.
Entre os maiores crescimentos nessa amostragem, se destaca o estado do Tocantins, que teve uma demanda 170% maior no período analisado. Santa Catarina foi o maior destaque entre os estados do Sul e Sudeste do país com variação de 160% no volume de fretes cadastrados.
De acordo com o diretor de operações da FreteBras, Bruno Hacad, a alta na atividade econômica está ligada ao avanço da vacinação. “Considerando apenas o segundo trimestre, tivemos um volume de frete 83% maior que no mesmo período de 2020. Ou seja, no início da pandemia.”.
Fonte: Frota&Cia