Após a última redução de 7% para a gasolina vendida às refinarias, o Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou que o preço médio do litro do combustível recuou 0,80% nas bombas de abastecimento do País e fechou os primeiros dias do mês a R$ 5,46. A redução foi anunciada no dia 1º de setembro e válida a partir da última sexta-feira, dia 2.
No acumulado desde as últimas três reduções anunciadas em julho e em agosto, o recuo médio no preço do litro chega a 12,21%, cerca de R$ 0,76 a menos no valor repassado ao consumidor.
“O último reajuste anunciado no início de setembro foi maior que os anteriores. Quando analisamos o impacto na queda do preço médio do combustível nos primeiros dias após a redução e comparamos a de 1º de setembro com a de 15 de agosto, que foi de 4,9%; e a de 28 de julho, que chegou a 3,9%, podemos perceber que a deste mês teve um reflexo superior na queda do preço final, de acordo com o último levantamento da Ticket Log. Porém, o reajuste com o maior efeito positivo para o bolso dos motoristas brasileiros continua sendo o do dia 19 de julho, que chegou a 0,92% de recuo nos primeiros dias após anúncio, resultado também da soma da isenção do ICMS, que ainda estava sendo replicada nas bombas. Para os próximos dias, a tendência é que tenhamos mais reduções no preço da gasolina”, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mainstream da Divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.
Fonte: Portal Frota & Cia