Praticado em larga escala na Europa e América do Norte, o negócio de aluguel de caminhões e de veículos pesados apresenta sinais de avanço no Brasil. A proposta de levar facilidades ao transportador, a começar pelo não investimento em ativos e a despreocupação com quesitos como renovação da frota, manutenção e revenda dos caminhões usados, entre vários outros compromissos que fazem parte da rotina de quem transporta se apresenta como uma atividade com potencial de crescimento no setor de transporte.
A primeira montadora no País a ingressar na atividade foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com o banco da marca, no final de agosto desse ano. O VW Truck Rental começou com contratos de aluguel de 36 e 60 meses e com a possibilidade de maiores prazos de locação. O programa começou com 100 caminhões disponibilizados de imediato de modelos Delivery 11.180, Constellation 7.190, 24.280, estendendo opções por cavalos mecânicos Constellation e o Meteor e 28.420.
Durante coletiva concedida a jornalistas brasileiros na IAA Transportation, o CEO da Iveco na América Latina, Márcio Querichelli, disse já pensa em um modelo de locação de caminhões e vans para o Brasil. De acordo com o executivo, a ideia é de ter um produto pelo qual o cliente pagará somente o que usar, como já funciona na Europa.
A Scania, por sua vez, também estuda oferecer esse serviço no País, conforme disse Silvio Munhoz, diretor da divisão comercial da montadora no Brasil. Na Europa a Scania disponibiliza há décadas o serviço Scania Rental aos transportadores, com suporte da rede para reparo e manutenção do veículo alugado.
A montadora sueca iniciou a atividade na Europa em 2013 sendo uma das características do serviço o contrato terminar quando o cliente desejar, sem avisos ou penalizações. Disponibilizado 24 horas e 365 dias por ano, a montadora informou que tratava-se do único serviço da indústria de caminhões no continente naquela ocasião, inclusive com pedido online.
Iveco, Scania e Volvo
Na quarta-feira, 8 de setembro, foi a vez da Volvo anunciar o lançamento de uma locadora de caminhões, ônibus e máquinas para construção, enquanto Iveco e Scania também já manifestaram interesse em ter esse serviço em seus portfólios de produtos, a exemplo que já acontecem em outros países.
A montadora atuará com planos sob medida para atender as necessidades específicas de cada cliente e segmento, seja por km rodado, hora trabalhada ou assinatura, evoluindo no conceito de veículo ou equipamento como serviço. Os prazos variam de 24 a 60 meses.
O diretor de desenvolvimento de mercado da Volvo Financial Services no Brasil, José Olimpio Francisco, disse que a entrada da marca no segmento de locação visa atender uma nova demanda. “Observamos uma tendência de locação de bens no transporte de cargas e logística, em setores da indústria, agronegócio, mineração, construção e florestal. Em muitos casos, esse transporte é feito por prestadores de serviços, que preferem a locação por conta dos contratos com prazos definidos”, afirmou o executivo.
O presidente da Volvo Financial Services na América do Sul, Carlos Ribeiro, reforçou que a locação amplia as oportunidades de crescimento para transportadores e embarcadores, uma vez que não há necessidade de investimento em ativos. O locatário assume apenas as parcelas mensais, alocando estes pagamentos como despesa em seu balanço.
O serviço de locação da Volvo já começou a ser disponibilizado por algumas concessionárias de caminhões e ônibus da marca e distribuidores Volvo Equipamentos. De acordo com José Olimpio, o transportador terá à disposição um pacote completo de serviços, incluindo seguro, manutenção etc. Lembrou ainda que o crescimento do serviço será gradativamente expandido no País. “É mais uma opção que chega ao mercado com a credibilidade da nossa marca e a flexibilidade para atender empresas e segmentos com soluções sob medida, de acordo com cada necessidade. ”, finalizou
Serviço é oferecido pela JSL há 10 anos
No segundo semestre de 2010, a JSL anunciou ao mercado a disponibilidade de um serviço de aluguel de caminhões com investimento de R$ 7,5 milhões de reais para atender pessoas físicas e jurídicas. A proposta inicial era de atender empresas que precisassem substituir veículos em revisão ou para atender aumento de demanda. Em janeiro de 2012 a empresa inaugurou a primeira loja em São Bernardo do Campo no ABC, paulista com contratos para diárias, semanais, mensais e períodos maiores.
Fonte: Portal NTC