Após a Receita Federal divulgar mudanças nas suas regras de fiscalização, entre elas no recebimento de dados e transações via cartão de crédito e Pix, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) está fazendo um acompanhamento de perto.
Esse acompanhamento veio após diversas dúvidas e preocupações começarem a surgir nas empresas e pessoas físicas, dado o impacto direto no cumprimento das obrigações fiscais e na gestão financeira.
Lembrando que, como informado pelo Portal Contábeis nesta segunda-feira (6), a estratégia da Receita é aumentar a transparência nas movimentações financeiras, além de cruzar dados com mais eficiência e combater fraudes e sonegação fiscal.
Apesar disso, a ampliação do acesso a informações sensíveis como as transações eletrônicas volta-se para questionamentos sobre a adequação de processos, proteção de dados e também possíveis desdobramentos legais para contribuintes.
Em vista disso, o CRCRJ decidiu reforçar seu compromisso em orientar e informar a sociedade sobre os impactos dessas mudanças.
“A ampliação da fiscalização exige uma adaptação das empresas e contribuintes para garantir o correto cumprimento das obrigações tributárias e evitar possíveis penalidades. Por outro lado, é fundamental que o acesso a esses dados seja acompanhado de políticas rígidas de segurança e respeito à privacidade”, destaca o presidente do CRCRJ, Rafael Machado.
Em compromisso com a sociedade, o CRCRJ disponibiliza sua equipe de especialistas para abordar questões como:
- Cuidados a serem tomados pelas empresas e pessoas físicas com as novas regras;
- Como se preparar para evitar problemas relacionados ao cruzamento de dados;
- Direitos dos contribuintes em relação à privacidade de informações financeiras.
Com informações do CRCRJ
Fonte: Portal Contábeis