Skip to main content

Faltam menos de 14 dias para o fim de julho e apesar da sensação de final de mês, a maior parte das obrigações acessórias vencem nos próximos dias, concentrando entregas importantes para agitar a reta final de julho dos contadores e empresários.

Entre domingo (20) e o último dia útil de julho (31), os contadores têm pelo menos seis entregas a serem concluídas – o dobro dos vencimentos da primeira quinzena do mês.

Até este domingo a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) referente a maio deve ser entregue e, logo na sequência, vencem o PGDAS, DCTFWeb, DME, DOI e ECF.

É importante destacar que a maioria dessas obrigações já integra o calendário mensal dos contadores e, portanto, costuma estar no radar da rotina contábil. No entanto, com a proximidade da entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) — que abrange todo o ano-base anterior e possui maior complexidade, exigindo inclusive a verificação de informações da Escrituração Contábil Digital (ECD) — algumas obrigações acessórias, por serem menos complexas, podem acabar sendo negligenciadas.

Assim, para não perder os prazos e conferir as entregas, veja abaixo a agenda tributária da reta final de julho de 2025.

Data de ApresentaçãoDeclarações, Demonstrativos e DocumentosPeríodo de Apuração
20Dirbi – Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza TributáriaMaio/2025
21PGDAS-D – Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples NacionalJunho/2025
31DCTFWeb – Declaração de Débitos e Créditos Tributários FederaisJunho/2025
31DME – Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em EspécieJunho/2025
31DOI – Declaração sobre Operações ImobiliáriasJunho/2025
31ECF – Escrituração Contábil FiscalAno-calendário de 2024

E na próxima quarta-feira (23) teremos um webinar com especialistas para tirar todas as dúvidas sobre a ECF, acompanhe!

Fonte: Portal Contábeis