Projeto que visa à desburocratização já foi adotado em portos públicos desde 2011.
O Porto sem Papel é um projeto criado em 2011 com o objetivo de desburocratizar procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros, aperfeiçoar os processos de importação e exportação, aumentar a eficiência e modernizar a gestão portuária.
Por meio dele, mais de 100 formulários em papel que eram necessários nessas operações, a fim de prestar informações a diversos órgãos governamentais (como o Ministério da Agricultura, a Receita Federal, a Polícia Federal e a Anvisa, por exemplo), foram substituídos por um único documento eletrônico.
Com a adoção do Porto sem Papel pelos TUPs, todos os procedimentos de concessão de anuência nos portos brasileiros estarão padronizados e disponibilizados em um só sistema.
Funcionamento
As informações são agregadas no Documento Único Virtual e transmitidas eletronicamente ao sistema, eliminando mais de mil itens de informações que anteriormente eram prestadas de forma redundante. Todas as estadias de navios nos portos públicos brasileiros devem fazer uso do sistema.