Decididamente a logística passou a ser o fator dominante em todo o mundo e principalmente no Brasil, considerando que a pandemia com seu isolamento social trouxe a baila um aprimoramento do processo logístico, tanto nas compras como na parte principal a “entrega”, quem compra quer receber.
As empresas buscaram otimizar seus processos de forma que a compra de determinado produto feito no dia, a entrega no dia seguinte.
Nesta demanda o transporte (rodoviário, aquaviário, aéreo, etc.) de carga é fator primordial, considerando que a parte mais difícil em face de vários fatores, seja do risco, do trânsito, dos prazos, da acomodação da carga com o melhor aproveitamento mas, existe infelizmente um dos fatores que emperram o processo, ou seja, o fator “fiscal”. Sim, um fator extremamente burocrático, oneroso e impactante no processo.
Vejamos:
- Como realizar a emissão do CT-e?
- Como averbar o seguro?
- Como realizar a emissão do MDF-e?
- Como encerrar o MDF-e?
- Como apurar e pagar o DIFAL?
- Como gerar o CIOT?
- Como gerar o pagamento do Vale-Pedágio?
- Como gerar o pagamento do TAC (autônomo)?
- Como recuperar os créditos dos impostos?
Para a realização de todos estes itens, somente através do treinamento e capacitação dos colaboradores das empresas de forma contínua tentando evitar as penalidades tanto da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) como da ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre) e, o mais curioso é que quase a totalidade dos casos não estamos falando de “sonegação” e sim falta da geração ou de informações diversas obrigatórias nos documentos fiscais que não são referente ao imposto!
Portanto reforçando, somente através de um aprendizado contínuo é possível amenizar o passivo burocrático chamado custo Brasil!
Inclusive com os cursos presenciais e, em especial junto ao SETRANS (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC) seguindo todos os protocolos de saúde, conseguiram realizar com toda a segurança possível (Conheça os procedimentos) os treinamentos das mais variadas matérias vinculadas as segmento do transporte rodoviário de carga (TRC).
Saiba mais em: www.paulicontreinamento.com.br
Marco Aurélio Guimarães Pereira
OAB/SP. 106.430