Ao acessar a plataforma da Receita Federal para conferir o status do seu Imposto de Renda (IR), os contribuintes podem se deparar com uma notificação de declaração processada, gerando dúvidas.
A declaração processada nada mais é que o documento teve o seu processamento concluído e, por isso, foi computado pela Receita Federal.
Apesar disso, o órgão ainda tem, por direito, um prazo máximo de cinco anos para analisar qualquer declaração do IR enviada, retida ou não em malha fina podendo, até, solicitar documentos e informações adicionais aos contribuintes.
Quando o documento foi processado, geralmente ele acompanha a seguinte mensagem: “esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”, ou seja, ainda não chegou a vez do contribuinte receber a restituição, sendo o valor liberado nos próximos lotes.
Por outro lado, quando o documento aparece com pendências, indica que o contribuinte caiu na malha fina e deve fazer a correção da declaração.
Para corrigir uma declaração que caiu na malha fina, o contribuinte deve:
- Acessar a plataforma do IR;
- Localizar a opção “Retificar” na aba “Declaração” e clicar nela;
- Selecionar a declaração que será corrigida;
- Fazer os ajustes necessários;
- Clicar em “Entregar”.
Vale lembrar que a consulta ao segundo lote de restituição do IR foi aberta na última sexta-feira (21) e, ao todo, 5.755.667 contribuintes com R$ 8,5 bilhões, serão contemplados nesta sexta-feira (28).
Como consultar a restituição?
Para verificar se a restituição do IR já está disponível, o contribuinte deve:
- Acessar o site da Receita Federal;
- Clicar na seção “Meu Imposto de Renda”;
- Selecionar “Consultar a Restituição”.
Com informações adaptadas do eInvestidor
Fonte: Portal Contábeis