A Sondagem CNT de Gestão Hídrica, estudo realizado pela Confederação Nacional dos Transportes e divulgado na última semana, mostrou que muitos transportadores estão aprendendo a economizar água.
O levantamento, construído a partir de entrevistas com representantes do transporte rodoviários de passageiros, mostrou que 64,1% das empresas possuem sistemas de tratamento de água e 49% reusam os recursos hídricos.
Para auxiliar os transportadores a adotarem medidas para economizar ainda mais, a CNT elaborou um manual que dá o passo a passo para reutilizar e economizar água. Conforme a entidade, quando uma empresa instala um sistema de reuso, ela consegue diminuir em até 80% o consumo desse recurso e, assim, os gastos com a conta de água também diminuem.
Junto com o manual, a Confederação Nacional do Transporte lançou também um simulador, na qual as podem estimar a quantidade de água possível de ser economizada, os investimentos necessários e o retorno financeiro dessa medida, que não demora a acontecer.
Entre as orientações do manual, estão: como reduzir o consumo de água de concessionária; quais as alternativas a restrições para o eventual uso de poços artesianos; como avaliar a oportunidade de aproveitamento de água da chuva; como aperfeiçoar o processo de lavagem da frota; como implementar um sistema de tratamento e reuso de água; e como desenvolver indicadores e metas de desempenho para o uso da água.
(Fonte: Frota&Cia)