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Modalidade de entrega era exclusiva para compras realizadas pela internet.

Os Correios vão encerrar nesta segunda-feira, 19, o e-Sedex, serviço de encomenda expressa para produtos comprados pela internet. Em nota, a empresa informou que a mudança faz parte da nova política comercial e que novas postagens de produtos deverão ser realizados por Sedex tradicional ou PAC.

O fim do tipo de entrega estava previsto desde 2016, mas uma ação movida pela Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) ampliou a duração da modalidade. Na época, os Correios alegavam que a extinção do modelo era uma forma de conter a crise e reduzir custos internos de operação, já que o e-Sedex trabalhava com logística e prazos menores, mas com preço de encomendas comuns e entrega mais demorada.

Em nota, a estatal explica que “além desses serviços (PAC e Sedex), os Correios possuem parcerias com os maiores marketplaces do país e prosseguem com a implantação do novo serviço Correios Log – Comércio Eletrônico, também conhecido como e-Fulfillment, que possibilita à loja virtual ter toda a sua operação de armazenamento, preparação de pedido, postagem e logística completamente realizada pelos Correios, com otimizações operacionais e de custos para os clientes”.

Segundo a Abrapost, o e-Sedex representa 30% do faturamento das lojas franqueadas. Quando recorreu à Justiça, a Abrapost alegava que o custo maior para enviar encomendas agora deverá ser repassado ao consumidor. De acordo com a associação há, ainda, o risco de os consumidores optarem por outras empresas de entrega, concorrentes dos Correios.

(Fonte: Frota & Cia)