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Desde terça-feira (22), usuários do fórum do Portal Contábeis começaram a relatar erros ao tentar fechar a folha de pagamento no eSocial.  

De acordo com relatos dos usuários, ao finalizar o procedimento, surge o erro: “Resultado do processamento: 301 – Código do erro: 301.2.

A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha não identificada que pode ou não ser temporária. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça por um período superior a 6 (seis) horas, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço https://www.gov.br/esocial/ptbr/canais_atendimento. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha o formulário sobre erro 301 informando o código HASH do retorno e o identificador do evento para rastreamento.”

Diversos usuários tentaram contato com o eSocial pelos canais informados, mas não tiveram sucesso, além de tentarem novamente o envio da folha após passadas as horas solicitadas pelo sistema, o que também não deu certo.

O auxiliar de contabilidade Osmair Selenko também se deparou com o mesmo erro, mas conseguiu reverter a situação e compartilhou sua solução com os colegas do fórum nesta quinta-feira (25) pela manhã:

“Assim, se enviar direto do site do e-Social pedindo pra encerrar uma folha em aberto de determinado período dá erro, a folha continua em aberto e não envia pro e-CAC.

Mas se enviarem de um sistema de Folha de Pagamento externa o fechamento (S-1299) de um período, sobe normalmente para o e-CAC e lá vocês conseguem transmitir para a DCTFWeb.

Fiz ontem para 3 empresas (duas pelo sistema de folha, foi tudo ok, e uma direto no site do E-social, e essa não foi)

Fica a dica

Att. Osmair”

Enquanto o eSocial não retorna os usuários sobre como lidar com este problema, aqueles que se depararem com a mesma situação podem tentar a solução do Osmair.

O que o eSocial diz sobre o erro 301

O erro 301 não é um desconhecido da plataforma do eSocial, tanto que existe um guia sobre o tema no gov.br.

Segundo o informativo, o código de erro 301 é utilizado pelo eSocial para tratar situações não esperadas pelo Sistema. São duas situações que geram erros 301:

Falha temporária: normalmente, é causado por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial: para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis. O Manual de Orientação do Desenvolvedor no Portal do eSocial traz mais informações sobre as integrações. O que fazer? Neste caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso. 

Falha não catalogada: são erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug). O que fazer? Neste caso, será necessária atuação da equipe técnica para dar solução ao problema, que pode se dar de duas maneiras: 1) Correção do erro técnico do sistema; 2) Criação de uma nova mensagem de orientação de como o usuário deve proceder para resolver o impedimento.

Informações Técnicas

O erro 301 é formado por:

Código do erro: código gerado pelo sistema que indica tratar-se de uma situação não esperada.

Hash: sequência de letras e números identificador do erro

Identificador: identificador de cada ocorrência do erro.

Mensagem orientativa: mensagem que orienta o usuário sobre o procedimento para abertura de acionamento (relato do erro para atuação da equipe técnica).

Caso a empresa receba mais de um erro 301 em suas transmissões com o mesmo Hash gerado pelo eSocial na resposta, significa que se trata de um único motivo de erro (mesmo erro ocorrendo mais de uma vez). 

Exemplo:

Uma empresa transmite mil remunerações, todas rejeitadas com erro 301. 

A empresa deve verificar o Hash dos mil erros 301. Caso seja o mesmo, significa que se trata de um único problema no eSocial. Sugerimos ser tratado conforme orientações acima, ou seja:

  • A empresa deve tentar transmitir novamente as remunerações, após aguardar um tempo, e verificar se os documentos serão processados com sucesso. Caso o processamento não ocorra com sucesso, deve seguir as orientações da mensagem do erro e abrir o acionamento.
  • O acionamento será analisado pela equipe técnica do eSocial que corrigirá o problema, se for o caso, ou criará nova mensagem orientativa.

Alteração da estrutura da mensagem de retorno

Para melhor visualização da mensagem do erro 301 e para que o Hash seja destacado, sua estrutura será alterada conforme abaixo:

De:

A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Código do erro: 301.3. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço . Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o identificador 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963$$22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19 em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

Para:

Código do erro: 301.3. Hash: 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963. Identificador: 22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19. A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço . Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o hash e o identificador em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

Fonte: Portal Contábeis