Mais de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não receberam o pagamento no mês de março. O motivo seria a falta de “prova de vida”, que precisa ser declarada ao órgão anualmente. O objetivo é evitar fraudes na Previdência.
O benefício, que seria pago nesta segunda-feira (25/3) está bloqueado para 529 mil aposentados. Todos deixaram de se apresentar ao instituto. O dinheiro só será liberado quando o beneficiário fizer a apresentação formal. Assim que o trâmite burocrático for resolvido, a operação será automaticamente normalizada. Antes, a liberação era feita aos poucos, de acordo com o calendário definido com base do número do cartão do benefício.
A prova de vida é feita todos os anos por meio da apresentação do beneficiário em uma agência do INSS. A partir de 2019, a comprovação pode ser agendada por meio do número 135. Aqueles que possuem alguma necessidade especial, e têm dificuldade de locomoção, podem solicitar, pelo mesmo número, a prova de vida em casa, ou no hospital que está internado.
Segundo o INSS, cerca de três milhões de benefícios estão fraudados e, em 858 mil, há suspeita de que o beneficiário já tenha morrido. As investigações podem durar seis meses e, em 20% dos casos, há comprovação de fraudes.
(Fonte: Correio Braziliense)