O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, retomou na segunda-feira (26/10) a verificação de peso dos caminhões nas rodovias estaduais paulistas em caráter educativo. Durante uma semana, não haverá aplicação de multas na pesagem.
No entanto, a partir do próximo dia 03 de novembro, a fiscalização será efetiva, ou seja, já com cobrança de taxas por eventual excesso de peso. Estarão em operação nas rodovias estaduais concedidas, sob fiscalização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) ou administradas pelo DER, 45 postos de pesagem fixos, 115 postos volantes e 10 IPNAs (Instrumentos de Pesagem não Automáticos).
A fiscalização de peso nos postos fixos normalmente é realizada 24 horas por dia e, nos postos volantes e INPA, diuturnamente.
A localização dos postos de pesagem das rodovias estaduais paulistas está disponível no site do DER: http://www.der.sp.gov.br/WebSite/MalhaRodoviaria/PontoPesagem.aspx
Evitar excesso de peso de caminhões nas rodovias é uma questão vital de segurança.
Veículos nesta situação causam maior desgaste nas estradas e, consequentemente, aumenta os riscos de acidentes com outros veículos, sobretudo os leves.
Medidas contra a covid-19
Nesta retomada da verificação de peso dos caminhões, o DER determina que medidas especiais ,com base nas recomendações do Ministério da Saúda e da Organização Mundial da Saúde, sejam tomadas durante as atividades nos postos de pesagem.
Os funcionários deverão utilizar máscaras, luvas e álcool gel para higienização das mãos.
Eles também receberam treinamento para que seja adotado o distanciamento adequado entre os agentes e os usuários.
Os motoristas também serão conscientizados sobre a importância na adoção das medidas preventivas para a contenção da transmissão do vírus e da importância em seguir a legislação sobre não exceder o peso e dimensões previstas no Código de Transito Brasileiro e as regulamentações do Contran.
O excesso de peso gera desgaste precoce no pavimento asfáltico das rodovias e ainda tira a estabilidade de tráfego dos caminhões em curvas, aclives ou declives.
Assim, a fiscalização de peso coage os usuários a respeitarem a lei, garantindo melhores condições de segurança viária e melhor conservação da malha viária.
(Fonte: Sindipesa)