Valores ficam estável na maior parte do país; gasolina tem aumento em 8 Estados, diesel, em 5
O preço de referência para cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis aumentará para a gasolina em 8 Estados, para o diesel em 5 Estados e para o gás de cozinha, chamado de GLP (gás liquefeito de petróleo), em 6 Estados.
A nova tabela de valores foi publicada nesta 2ª feira (12.jul.2021) no Diário Oficial da União. Os valores começa a valer em 16 de julho. Eis a íntegra (46 KB).
O nome técnico desse valor é PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final). Seu aumento significa que haverá uma arrecadação maior de ICMS sobre esses produtos, mesmo sem alteração das alíquotas do imposto. O repasse desse aumento ao consumidor final depende de decisão dos postos.
A maior parte dos Estados mantiveram estabilidade nos preços que devem ser praticados a partir de 16 de julho como estipulado pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Na comparação com os valores praticados a partir de 1º de julho, a gasolina mantém o PMPF em 17 Estados e no Distrito Federal. Apenas em 1 Estado o valor irá diminuir.
Para o diesel, 18 Estados e o Distrito Federal manterão os mesmos preços da taxa para o diesel. Outros 3, diminuíram o valor. Já em relação ao gás de cozinha, 17 Estados e o Distrito Federal mantiveram os valores estipulados em 1º de julho. Os que diminuíram o valor também foram 3.
O Poder360 reproduz a seguir os valores de referência do diesel e do GLP em cada Estado, com dados extraídos dos últimos atos do Confaz. Eis a íntegra do ato que está valendo desde 1º de julho (46 KB), usado para a comparação.
preço de referência dos combustíveis
ICMS dos Estados é cobrado sobre esse valor, conhecido como PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final)
UF | R$/litro da gasolina (1º.jul) | R$/litro da gasolina (16.jul) | variação da gasolina em % | R$/litro de óleo diesel (1º.jul) | R$/litro de óleo diesel (16.jul) | variação do diesel em % | R$/kg de GLP (1º.jul) | R$/kg de GLP (16.jul) | variação do GLP em % |
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AC | 6,37 | 6,37 | 0,0 | 5,51 | 5,51 | 0,0 | 8,22 | 8,22 | 0,0 |
AL | 5,85 | 5,85 | 0,0 | 4,58 | 4,58 | 0,0 | 6,38 | 6,38 | 0,0 |
AM | 5,36 | 5,48 | 2,2 | 4,46 | 4,46 | 0,0 | 7,29 | 7,53 | 3,3 |
AP | 4,93 | 4,98 | 1,0 | 4,54 | 4,47 | -1,5 | 8,03 | 7,54 | -6,1 |
BA | 5,63 | 5,63 | 0,0 | 4,38 | 4,38 | 0,0 | 5,70 | 5,69 | -0,2 |
CE | 5,58 | 5,58 | 0,0 | 3,94 | 3,94 | 0,0 | 5,64 | 5,64 | 0,0 |
DF | 5,74 | 5,74 | 0,0 | 4,65 | 4,65 | 0,0 | 6,92 | 6,92 | 0,0 |
ES | 5,82 | 5,84 | 0,3 | 4,35 | 4,40 | 1,1 | 5,45 | 5,50 | 0,9 |
GO | 5,88 | 5,88 | 0,0 | 4,53 | 4,53 | 0,0 | 7,04 | 7,04 | 0,0 |
MA | 5,54 | 5,49 | -0,9 | 4,47 | 4,47 | 0,0 | 6,58 | 6,58 | 0,0 |
MG | 6,03 | 6,03 | 0,0 | 4,59 | 4,59 | 0,0 | 7,69 | 7,69 | 0,0 |
MS | 5,63 | 5,63 | 0,0 | 4,17 | 4,17 | 0,0 | 5,68 | 5,68 | 0,0 |
MT | 5,86 | 5,86 | 0,0 | 4,79 | 4,79 | 0,0 | 8,03 | 8,03 | 0,0 |
PA | 5,84 | 5,84 | 0,0 | 4,66 | 4,68 | 0,4 | 6,89 | 6,89 | 0,0 |
PB | 5,49 | 5,58 | 1,6 | 4,44 | 4,48 | 0,9 | 7,07 | 7,11 | 0,6 |
PE | 5,63 | 6,63 | 17,8 | 4,36 | 4,36 | 0,0 | 6,15 | 6,15 | 0,0 |
PI | 6,04 | 6,04 | 0,0 | 4,60 | 4,60 | 0,0 | 5,86 | 5,86 | 0,0 |
PR | 5,01 | 5,01 | 0,0 | 3,98 | 3,96 | -0,5 | 5,44 | 5,44 | 0,0 |
RJ | 6,23 | 6,23 | 0,0 | 4,48 | 4,48 | 0,0 | 5,87 | 5,87 | 0,0 |
RN | 5,95 | 6,02 | 1,2 | 4,61 | 4,63 | 0,4 | 7,06 | 7,22 | 2,3 |
RO | 5,77 | 5,77 | 0,0 | 4,70 | 4,70 | 0,0 | 7,95 | 7,95 | 0,0 |
RR | 5,39 | 5,42 | 0,6 | 4,69 | 4,69 | 0,0 | 8,11 | 8,01 | -1,2 |
RS | 5,95 | 5,95 | 0,0 | 4,38 | 4,39 | 0,2 | 6,43 | 6,58 | 2,3 |
SC | 5,03 | 5,03 | 0,0 | 3,83 | 3,83 | 0,0 | 6,84 | 6,84 | 0,0 |
SE | 5,61 | 5,65 | 0,7 | 4,59 | 4,53 | -1,3 | 6,23 | 6,60 | 5,9 |
SP | 5,41 | 5,41 | 0,0 | 4,42 | 4,42 | 0,0 | 6,51 | 6,51 | 0,0 |
TO | 5,74 | 5,74 | 0,0 | 4,36 | 4,36 | 0,0 | 6,44 | 6,44 | 0,0 |
Há 2 tipos de gasolina no ato do Conselho: a GAC (gasolina automotiva comum) e a GAP (gasolina automotiva premium). O Poder360 considerou a gasolina comum, já que a premium é utilizada mais em carros esportivos.
O diesel também tem 2 tipos na publicação do governo: o comum e o S10, menos poluente. A reportagem considerou o comum, que é o mais utilizado principalmente por quem tem veículos e máquinas mais antigos.
Também há 2 tipos de GLP no ato. O comum e o P13, usado nos botijões de até 13 kg. O P13 tem uma política de preços diferenciada por seu uso residencial.
A reportagem considerou o comum. Alguns valores do P13 não constam no documento do Confaz, e os demais apresentam comportamento semelhante –seja para aumentar ou reduzir o preço. Só em MG há valores diferentes para cada tipo de GLP.
Fonte: Poder360