A partir de agora, os caminhoneiros poderão antecipar o recebimento do frete por meio de empréstimo da caixa. Com juros considerados baixos, taxas a partir de 1,99% ao mês, o banco estatal lançou na última sexta, 4, a linha Giro Caixa Transportes.
Por meio da linha de crédito, a antecipação do frete será depositada diretamente na conta dos transportadores autônomos com até 120 dias de antecedência. A taxa efetiva varia conforme o histórico de crédito do tomador.
De acordo com as normas do programa, os fretes antecipados deverão estar nos sistemas das Secretarias Estaduais de Fazenda com base na emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.
A amortização do empréstimo será paga em parcela única, com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador, no MDF-e. Desssa forma, as empresas de transporte de cargas interessadas em contratar a linha de crédito deverão pedir a habilitação do limite em qualquer agência da Caixa, mediante avaliação de crédito. Após a aprovação do limite, os empréstimos poderão ser contratados digitalmente, pelo Gerenciador Financeiro da Caixa.
Fonte: Frota&Cia