O resultado foi impulsionado pelo segmento de duas rodas e pesados
Os emplacamentos de caminhões e ônibus acusaram uma variação positiva de 3,56%, no comparativo do primeiro trimestre de 2022 com igual período do ano passado, segundo a Fenabrave, que reúne os distribuidores de veiculos. Os licenciamentos no ano em curso somaram 31.083 unidades, sendo 26.760 caminhões e 4.323 chassis de ônibus.
Apesar do resultado positivo, a entidade decidiu manter as projeções para o ano, que estimam um total de 136 mil caminhões licenciados (7,3% a mais do que em 2021) e 19 mil ônibus (+8,0%, totalizando 155 mil unidades.
“A indústria automotiva voltada para a produção comerciais continua sofrendo muito com a falta de componentes como semicondutores, o que tem levado à paralisação de fábricas, além de outras contratempos como o aumento de preços de insumos como o aço, que podem impactar nos custos finais do produto e na redução das encomendas. Diante desse quadro, optamos pela prudência e mantivemos as mesmas projeções de janeiro”, explica José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave.
Durante a coletiva de Imprensa, realizada hoje (5) na sede da entidade, Andreta Jr comentou a criação do Renovar, Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País, estabelecido pela Medida Provisória 1.112, de 31 de março de 2022. Na visão do dirigente, se passar pelo regime de testes, a iniciativa poderá tirar até 30% de caminhões em circulação no país com idade superior a 30 anos, em troca da substítuição por veículos menos poluentes que atendem à norma Euro V.
A alta dos combustíveis também foi alvo de comentário pelo presidente da entidade. Segundo estudo realizado pela assessoria econômica da Fenabrave, o preço do petróleo subiu 34,8% no mercado internacional, enquanto o Real valorizou 16%. Isso implica em um aumento de 13% no valor repassado às distribuidoras. Somente a gasolina sofreu uma variação percentual no ano da ordem de 24,7%, relativo ao preço da Petrobras para as distribuidoras. “Esta elevação impacta na decisão de compra dos consumidores de veículos e reflete no desempenho do nosso Setor”, esclarece Andreta Jr.
Fonte: Frota&Cia