Nos últimos anos, as discussões sobre ESG (Environment, Social, Governance) têm se intensificado no mundo corporativo, refletindo crescente conscientização da importância da sustentabilidade, responsabilidade social e governança transparente, nas práticas empresariais. Nesse contexto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem se destacado como instituição comprometida em implementar esses princípios.
Para fortalecer a iniciativa, a Agência está promovendo o Ciclo ESG, aberto para o público externo, no dia 21 de setembro, às 9h, na sede da ANTT, em Brasília. Além disso, uma série de ações serão promovidas para o público interno com o intuito de debater, conscientizar e incentivar servidores e colaboradores sobre a importância da adoção das práticas ESG.
De acordo com Felipe Queiroz, diretor da ANTT, a promoção das práticas ESG é compromisso com a sociedade e o meio ambiente: “A Agência entende a agenda ESG como um fato, uma oportunidade de mostrar a ANTT como agente de transformação no âmbito do desenvolvimento sustentável, social e corporativo”.
Os interessados devem fazer a inscrição por meio do formulário. Confira a programação completa do evento.
ESG na ANTT – A ANTT reconhece que ESG não é uma tendência passageira, mas o compromisso fundamental com a sociedade e o meio ambiente. Por meio da implementação do Ciclo ESG, a Agência tem demonstrado engajamento em adotar práticas sustentáveis, promover a responsabilidade social e garantir governança transparente em todas as operações.
ESG surgiu em 2004 e está totalmente relacionado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. O “E” de “environment”, envolve a adoção de práticas sustentáveis que visam a minimização do impacto ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável. Dentro do contexto do Ciclo ESG, a ANTT adota medidas como a coleta seletiva, o estímulo à redução de plástico e a otimização do custo de sua frota de veículos. Além disso, nos contratos de concessão, estratégias incluem a implementação de sistemas de transporte eficientes e sustentáveis, como o Free Flow, e iniciativas de preservação da biodiversidade, como as passagens de fauna e a exigência de licenciamento ambiental.
Já o “S”, de “social”, diz respeito à “responsabilidade social”. Nesse pilar, a Agência investe no bem-estar e na segurança dos servidores e colaboradores, demonstrando compromisso com o capital humano. A agência também apoia ativamente iniciativas sociais que beneficiam as comunidades próximas às rodovias e ferrovias federais concedidas.
Por fim, o “G”, de “governance”, que quer dizer “governança”, tem a ética e a transparência como elementos centrais. A ANTT adota práticas rigorosas para garantir que todas as decisões sejam tomadas de forma responsável, transparente e em estrita conformidade com os aspectos legais e regulatórios.
Fonte: ANTT