O SETRANS fechou uma parceria com laboratório Caeptox oferecendo às empresas associadas aos Sindicatos o exame toxicológico com significativo desconto: R$ 110,00 cada e outras condições especiais.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no último dia 31 de outubro, a Resolução nº 1.002 determinando que no próximo dia 28 de dezembro terá início a fiscalização e aplicação de multas para os motoristas com o exame toxicológico vencido. E esta multa será automática!
Quem precisa fazer?
- O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias;
- Ele precisa ser efetuado a cada 30 meses por motoristas das categorias C, D e E, que dirijam ônibus ou caminhões, por exemplo;
- É possível verificar a situação por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
- Senatran também usa o sistema de notificação eletrônica para alertar, com 30 dias de antecedência, o vencimento do prazo para a realização do teste, bem como as penalizações decorrentes de sua não realização.
- O que isso significa?
Que NÃO será necessária a autuação do motorista, o DETRAN irá emitir a multa a todos que, em 29 de dezembro de 2023, não tiverem seu exame toxicológico em dia.
Não deixe para a última hora e faça contato o mais breve possível com o SETRANS (administracao@setrans.com.br) fornecendo nome do contato na transportadora, e-mail, telefone e CNPJ para que um representante do Caeptox entre em contato.
Fonte: Setrans