Skip to main content

Empresários e executivos do transporte rodoviário de cargas participaram na semana passada (16/06), no Setrans, de mais uma edição do Programa Ação ABC Empresarial – Negócios e Debates do TRC, que nesta oportunidade também teve clima de Festa Junina.

O tema central da palestra foi a análise das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) firmadas pelo Setrans para o ano de 2025, com foco nas principais cláusulas negociadas e nas alternativas jurídicas oferecidas às empresas associadas.

image 1

A apresentação técnica ficou por conta do Dr. Vinícius Campoi, assessor jurídico do Setrans e sócio da Campoi, Tani & Guimarães Pereira Advogados – escritório que integra o Grupo Paulicon. Ele trouxe um panorama econômico sobre as negociações e detalhou os principais pontos das convenções firmadas com o Sintetra e o Seesaetra, sindicatos que representam os trabalhadores rodoviários e administrativos do setor de transporte.

Na sequência, o Dr. Marco Aurélio Guimarães Pereira, também assessor jurídico do Setrans e sócio-diretor da Paulicon Contábil, explicou de forma prática como funciona o Termo de Adesão às cláusulas específicas das convenções. O documento permite que as empresas associadas tenham segurança jurídica para aplicar temas como trabalho em domingos e feriados, fracionamento de férias, flexibilização de jornada, controle alternativo de ponto, entre outros benefícios para a gestão de pessoas nas transportadoras.

“São aditivos que têm embasamento legal sólido e vêm sendo validados em decisões judiciais. O objetivo é oferecer ao empresário ferramentas concretas de gestão de pessoal, dentro dos limites da lei”, explicou o Dr. Marco.

image 2

O diretor do Setrans, Fábio Brigidio, reforçou a importância do Termo de Adesão como um instrumento estratégico para defesa das empresas em casos trabalhistas. Ele também incentivou os empresários a enviarem sugestões ao Setrans sobre pontos que podem ser negociados nas próximas convenções.

O presidente do SETRANS, Marcel Zorzin, destacou que neste ano a negociação foi longa, mas que se chegou a um acordo. “ Levamos em consideração os aumentos nas refeições e pernoite para buscar repor as perdas com alimentação dos nossos profissionais”.

Além dos temas jurídicos, a noite contou com a participação de Herbert Schmidt, representante da Omnilink, que apresentou a nova solução de vídeo analytics para gestão de frotas, destacando a segurança como foco principal da tecnologia.

O Programa ABC Empresarial é uma iniciativa do Setrans com o patrocínio de grandes marcas do setor, como Iveco, Scania, Randon, DSS Informática, entre outras, além do apoio da Cooperativa Transpocred.

Fonte: Paulicon